- Destaques
- Artistas & Bandas Portugueses
- Artistas & Grupos de Fado
- Artistas & Bandas Populares Portugueses
- Artistas & Bandas Africanos
- Artistas & Bandas Brasileiros
- Artistas Hip-Hop/Rap & RnB
- Humor e Standup Comedy
- DJs & Live Acts
- Espetáculos Infantis
- Grupos Musicais, Bandas de Espetáculo & Orquestras
- Bandas de Tributo
- Projetos e Bandas de Covers
- Figuras Públicas e Apresentadores
- Oradores/Palestrantes, Coachers, Influencers, Motivação
- New Talents & World Music
- Artistas & Bandas Internacionais
- Magia & Ilusionismo
- Animação de Rua e Grupos Tradicionais
- Aluguer Stands & Exposição
- Aluguer Logística
- Aluguer de Equipamentos
- Performances e Animações
- Aluguer Palcos & Tendas
+351 938 784 250
Uxu Kalhos
World Music, folk, trad, fusion, rock progressivo
No ano 2000, após um convite para ensinar danças tradicionais portuguesas no Grand Bal de l’Europe, em Gennetines (França), o duo CPPP, (Celina da Piedade (acordeão e voz) e Paulo Pereira (sopros) juntou-se a Vasco Casais (guitarras) e a Nuno Patrício (percussão) para formar Uxu Kalhus.
O nome, estilização de “Os Chocalhos” (e pronunciado da mesma maneira) foi sugerido por Margarida Moura, formadora de danças que os acompanhou nesta primeira viagem. O reportório inicial da banda era composto por arranjos de temas tradicionais, sendo que só na preparação do primeiro álbum, “A Revolta dos Badalos” (2006) é que os temas originais começaram a nascer.
Por esta altura a banda já tinha crescido, com a entrada de Eddy Slap (baixo eléctrico), Miguel Casais (bateria) e Mandinga (percussão) Para o lançamento deste álbum, nova mudança de alinhamento, a Eddy Slap, Paulo Pereira e Celina da Piedade, juntam-se Luís Salgado (bateria e percussão) e António Bexiga (guitarra eléctrica, viola campaniça).
A digressão d’A Revolta dos Badalos contou com mais de 70 concertos, tendo passado por todo o país, além de concertos em Macau (Festival das Artes de Macau) e Alemanha (Folktanz-festival Rudolstadt), entre outros.
Em 2008, começa a tomar forma o segundo álbum, “Transumâncias Groove” (2009), composto quase exclusivamente de originais. Novo álbum, nova digressão (cerca de 80 concertos e passagem por Itália (Ravena) e Espanha (Galiza e Festival Folk Plasencia)) e mais uma mexida na formação: para o lugar de Celina da Piedade, entram André Lourenço (teclados) e Joana Margaça (voz e loops). 2011 marcou o 10º aniversário da banda, comemorado com a edição do DVD ao vivo “10 anos de folk em Português”, gravado em Agosto do ano anterior no palco alto do Festival Andanças, em São Pedro do Sul.
Satisfeitos com a força dos novos temas compostos para o dvd, a banda decide registá-los juntamente com outros que entretanto tinham surgido num terceiro álbum de originais. “Extravagante”, editado em Fevereiro de 2012, é o mais recente álbum d’Uxu Kalhus, que estão neste momento a promovê-lo em digressão pelo país.
Filarmónica EXTRAVAGANTE é um novo projecto dos Uxu Kalhus que consiste na adaptação do reportório português de identidade para banda filarmónica, num contexto de liberdade de criação e recriação do nosso património musical
.Às músicas de raiz, juntam-se os temas do folk progressivo e camaleónico dos UXU KALHUS, num espectáculo único, com a pureza acústica e o poder eléctrico. Nesta nova fase da vida os UXU KALHUS deixaram de contar com a presença de Paulo Pereira nas flautas e contam agora com a presença do trombonista Rúben da Luz.
Uxu Kalhos - "Extravagante"
Uxu Kalhos - "Saia da Carolina"